A responsabilidade pela tomada de decisões pode ser divida com todos na comunidade da classe e muitas vezes estendida para a família.
Um exemplo ocorrido em uma tumra com crianças de cinco e seis anos)o atraso frequente de alguns alunos, gerava uma serie de pequenos desgastes para o inicio da rotina da turma, como atraso na cópia do quadro, correção dos deveres, etc. uma idéia surgiu das prórias crianças estimuladas por mim e pela professora - os alunos iriam elaborar uma circular que seria então enviada a todos os pais desta turma , e por que não?
Nela as crianças explicitavam o problema e ofereciam estratégias de mudanças simples na rotina das familias, como “ não enrolar no almoço e nem na hora de se arrumar”, "escovar logo os dentes e pegar a mochila", eliminando assim o problema da turma.
Desta forma todos tornam-se responsáveis em contribuir para o bem estar individual e do grupo é uma estratégia muito eficaz, pois cria uma unidade, um sentimento de pertença a um grupo, no qual um aluno pode dividir a questão que lhe incomoda naquele momento, provocando assim uma ação transformadora.
Eliane Martins -
Psicopedagoga - Coordenadora Pedagógica
22 de set. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Espetáculo! As próprias crianças tomando consciência de seus processos,o entorno a que pertencem e estratégias em busca de soluções - psicopedagogia da melhor qualidade. Bjão
Isabel Lemgruber
Postar um comentário